quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Entra ano, sai ano, sempre os mesmos planos


O tempo é uma coisa maluca. Acho incrível a idéia de crescer e sentir que cada vez mais o tempo é uma coisa que corre atrás da gente, corre, corre e nunca nos alcança - bom, talvez alcance algum dia, talvez na morte - entende? Talvez seja uma questão de dimensão, quando a gente é pequeno a gente vê as coisas maiores, as coisas, as pessoas, os gestos, os atos, o tempo... A eterna impaciência de querer ser grande, de estar no mesmo nível das outras coisas. Já na fase adulta, a gente costuma dizer: "A gente era feliz e não sabia"... Será que a gente sempre procura algo que não existe, na vida?

Sempre quando falo de tempo me lembro daquele poema do Mário Quintana que diz mais ou menos assim: "Quando se vê, já são seis horas, quando se vê, já é Sexta-Feira, quando se vê, já se passaram 60 anos!" - do jeito que as coisas andam, tudo tão rápido, fico pensando quando que as coisas vão parar pra respirar. Parece que ligaram um fast-forward na nossa vida e tudo tá acontecendo no piloto automático, sabe? É tudo tão fugaz... A gente quer aproveitar tudo e não consegue. E isso me assusta um pouco.

Seiscentos e Sessenta e Seis - Mário quintana
A vida é uns deveres que nós trazemos para fazer em casa.
Quando se vê já é seis horas: há tempo...
Quando se vê, já é sexta feira.
Quando se vê, passaram 60 anos!
Agora, já é tarde demais para ser reprovado...
E se me dessem "um dia", uma outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguia sempre em frente... E ia jogando a casca dourada e inútil das horas.

2 comentários:

  1. É fugaz, mas só o fato de tu perceber que passa ápido é a grande vitória. Isso torna as coisas mais apreciáveis, mais possíveis.
    Não te preocupa, a vida ODEIA parar pra respirar. Isso é, na verdade, o mais afudê dela.

    ResponderExcluir
  2. primeiro: achei ótima a escolha da música. essa música é demais! *-*

    tem quem diga que a velocidade angular (a bunda) do planeta tá diminuindo/aumentando... por isso o tempo tá ficando escasso. mas isso não faz muito sentido pra mim. outros dizem que o ângulo de inclinação da terra que tá mudando. enfim, muitas hipóteses.
    na minha opinião [que não conta de nada], o que acontece é que sempre arranjamos mais alguma coisa para fazer. sempre estamos esperando algo - algo que está distante demais.
    quando eu morava no interior, o tempo passava devagar. não tinha muito o que se esperar, no máximo planos para a tarde seguinte. hoje nós esperamos coisas mais "grandiosas"... vestibular, promoção, casamento... enfim... o que era pra nos trazer felicidade está, na realidade, nos deixando agoniados, estressados. tá tudo girando TÃO rápido que não temos tempo sequer de respirar com calma. temos que fazer isso, isso e aquilo - e já acabou o tempo, pois temos que fazer aquilo outro lá.

    enfim... eu preciso de férias.. férias de tudo, do mundo, da minha vida...
    estou a ponto de enlouquecer
    [obrigado pelo espaço pro desabafo ^^]

    ResponderExcluir